2º. Conheça os requisitos. Compreenda o requisito que você estará ensinando, e como ele se encaixa no plano geral do programa dos aventureiros.
3º. Leve as crianças em consideração. Descubra quais informações e experiências as crianças irão precisar, para poderem completar os requisitos. Em quais elas se interessarão?
4º. Convide os pais para que eles conheçam e se familiarizem com os requisitos e como eles podem ajudar.
5º. Programe suas aulas. Elabore um horário completo. Isso lhe ajudará a decidir quanto tempo pode ser gasto em cada requisito, para que todos os requisitos daquela classe possam ser terminados dentro do ano. (a classe dos aventureiros, normalmente dura 30 minutos, com alguns minutos para dar informações gerais, e o restante do tempo para aprendizado pratico).
6º. Prenda o interesse deles. Mantenha-os interessados na informação através de um objeto interessante, ou problema para resolver. Use uma variedade de métodos como recursos visuais, figuras, filmes, historias, visitantes especiais, discussões, demonstrações, etc. Use varias experiências ativas, dramáticas e artísticas, para tornar o aprendizado marcante para a criança. Reúna recursos e materiais para tornar as atividades mais interessantes.
7º. Aplique à vida real. Ajude as crianças a aplicarem o que aprenderam a vida pessoal.
8º. Avalie. Confira para ver se cada criança terminou o requisito e alcançou os seus objetivos. Valorize mais a participação e o processo ao invés da perfeição.
9º. Ensine a aula. O seu entusiasmo pelo o assunto e por Jesus Cristo é o que fará a diferença na vida das crianças. “Ele ensinava de tal maneira, que os levava a sentir a plenitude de Sua identificação com os interesses e o bem-estar deles. Sua era tão direta, Suas ilustrações eram tão apropriadas, Suas palavras tão brilhantes e repletas de simpatia, que Seus ouvintes ficavam deslumbrados”. CBV, pág. 24.
10º. Avalie sua aula. Depois da aula, pergunte-se: “Esse período de aula ajudou as crianças a amar e a viver por Jesus? O que funcionou bem? O que poderia ter sido melhor?” Dê oportunidade às crianças para que elas avaliem o quanto gostaram da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário